IBGE: Toledo atinge ‘pleno emprego’ com a 2ª menor taxa de desocupação no Paraná

  • 14/10/2025
Toledo pleno emprego taxa desocupação IBGE Paraná
Foto: Fabio Ulsenheimer

Município registra apenas 2,7% de desemprego, o segundo menor índice do Paraná, segundo pesquisa mais recente do IBGE

Toledo voltou a aparecer em posição de destaque em um levantamento nacional. Segundo a mais recente edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados referentes ao segundo trimestre deste ano, o município apresentou uma das menores taxas de desocupação do Paraná e do Brasil.

Destaque em Empregabilidade

De acordo com o estudo, apenas 2,7% da força de trabalho toledana estava desempregada no período analisado – o equivalente a 2.341 pessoas, de um total de 85.979 economicamente ativas. Entre os 22 municípios paranaenses com mais de 100 mil habitantes, Toledo ocupa o segundo lugar em termos de menor índice de desocupação, ficando atrás apenas de Apucarana (2,6%).

A performance local também se destaca em nível nacional, onde Toledo aparece na 21ª posição entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. A média de desocupação do Paraná é de 3,8%, a sexta menor do país.

Outro dado que confirma a vitalidade econômica da região é o tamanho da força de trabalho em relação à população total: 57,1% dos 150.470 habitantes de Toledo estavam inseridos no mercado de trabalho ou em busca de ocupação em 2022. Este é o oitavo maior percentual do Brasil e o maior do Paraná.

Análise: Estrutura Diversificada e Pleno Emprego

O diretor de Políticas de Emprego e Relações do Trabalho e de Indústria e Comércio, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco), Rodrigo de Souza, confirma que os números do IBGE refletem a realidade percebida no cotidiano.

“Toledo está entre os melhores indicadores de empregabilidade do Paraná e do Brasil. Essa taxa de desocupação, abaixo de 3%, é considerada pelos economistas como situação de ‘pleno emprego’, ou seja, praticamente todos que desejam trabalhar estão empregados”, avalia Rodrigo de Souza.

Para ele, o bom desempenho do município tem relação direta com a estrutura econômica diversificada e integrada que caracteriza Toledo:

“Aqui, a indústria, o agronegócio, o comércio e o setor de serviços formam um ecossistema, uma cadeia integrada de geração de renda. Embora o agronegócio continue sendo o principal motor da economia local, outros segmentos, como tecnologia, logística e construção civil também têm mostrado crescimento expressivo”, observa o diretor.

Rodrigo de Souza pontua que a qualificação profissional tem papel fundamental na manutenção do cenário positivo, citando o programa TooQualificando: “Essa política conecta empresas que buscam mão de obra e candidatos que buscam uma vaga melhor. Nosso desafio agora é garantir a sustentabilidade desse crescimento, investindo continuamente em inovação, qualificação e políticas de desenvolvimento que assegurem oportunidades em todas as áreas”, pontua.

Via: Secom Toledo

FONTE: https://radiotoledo.com.br/ibge-toledo-atinge-pleno-emprego-com-a-2a-menor-taxa-de-desocupacao-no-parana/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes