Lançamento da Campanha Legal 2025 Une Toledo por Crianças e Adolescentes

  • 08/10/2025
Lançamento Campanha Legal 2025 Imposto de Renda Toledo
Foto: Carlos Rodrigues

Mobilização visa superar a arrecadação de R$ 1,1 milhão para fortalecer a proteção integral da infância e adolescência em Toledo

A manhã desta quarta-feira (8) marcou o Lançamento da Campanha Legal 2025 – Vire Amigo do Leão, com o tema “Declare seu carinho!”, em um evento de engajamento social sediado no Centro Social Educacional Aldeia Infantil Betesda. A iniciativa simboliza a união entre poder público, entidades sociais, cooperativas de crédito e a classe contábil em Toledo para destinar parte do Imposto de Renda a projetos voltados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O evento, que contou com um café da manhã e uma bênção conduzida pelo capelão Agostinho, incluiu a presença do símbolo do Imposto de Renda (o leão) e uma emocionante apresentação em coral das crianças atendidas pela entidade anfitriã.

Autoridades e Parceiros na Mesa de Honra

A solenidade reuniu diversas autoridades e representantes de instituições, destacando a força da mobilização:

  • Lucio de Marchi (Vice-prefeito de Toledo);
  • Gabriel Baierle (Presidente da Câmara Municipal);
  • Sérgio Laurindo (Juiz da Vara da Infância e Juventude);
  • Padre Hélio Bamberg (Coordenador da campanha e Presidente da Casa de Maria);
  • Sheila Delava (Secretária da SDHS);
  • Roseli Borges Procksch (Vice-presidente do CMDCA);
  • Lisiane Simone Knaack (Presidente do Sincoeste);
  • Ederson Claiton Mores (Delegado do Sescap/PR);
  • Jeferson Paulo Martins (Vice-presidente de Administração e Finanças do CRC-PR);
  • Alceu Dal Bosco (Vice-presidente do Sicoob Meridional);
  • Cleiton Peres (Diretor de Operações da Sicredi Progresso PR/SP);
  • Félix Fornari (Diretor Administrativo da Uniprime Pioneira);
  • Eduardo Richetti Anschau (Diretor de Negócios do Cresol Integração).

Compromisso com a Proteção Integral

O vice-prefeito Lucio de Marchi, representando o prefeito Mário Costenaro, enfatizou o papel da iniciativa na retenção de recursos na cidade:

“A união entre contadores, cooperativas e o movimento associativista tem sido decisiva para ampliar a consciência da população sobre a importância de destinar parte do Imposto de Renda para as entidades locais. Essa prática mantém os recursos no próprio município, fortalecendo instituições que cuidam de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Quem quer ajudar, colabora com esta campanha, que contribui para que nossa cidade seja cada vez melhor, destinando esses recursos às nossas entidades, porque é bom para Toledo, para nossas crianças e adolescentes, para todos nós.”

Leia também:

  • Nenhum item.

O presidente da Câmara, Gabriel Baierle, destacou a beleza e o impacto social da Campanha Legal:

“É uma das campanhas, se não a mais bonita, uma das mais bonitas que acontecem em Toledo, porque a gente vê o resultado, o espírito de comunidade e o quanto isso beneficia as nossas crianças e adolescentes.”

O juiz Sérgio Laurindo ressaltou a evolução no tratamento da questão:

“Toledo incorporou de forma exemplar o espírito comunitário que deve nortear a proteção integral, fruto de uma transformação histórica e jurídica na forma como o país encara seus deveres com as novas gerações. Essa atuação conjunta traduz um avanço civilizatório importante, pois hoje não se fala mais em ‘doutrina da situação irregular’, e, sim, na ‘doutrina da proteção integral e da prioridade absoluta.”

Crescimento e Transparência: A Força da Destinação

Criada em 2003, a Campanha Legal chega à sua 23ª edição com resultados históricos. A edição de 2024 arrecadou R$ 1.130.750,96, valor 24 vezes superior ao da primeira edição.

A presidente do Sincoeste, Lisiane Simone Knaack, esclareceu sobre o mecanismo:

“O contribuinte que paga o imposto de renda pode fazer essa destinação sem precisar desembolsar nada a mais por isso. Temos o apoio das cooperativas, que fazem o aporte para os clientes que querem antecipar esse repasse. Nós, contabilistas, estamos à disposição para esclarecer, para destinar, para que isso aconteça com segurança e tranquilidade e não tenha prejuízo para os contribuintes.”

O coordenador Padre Hélio Bamberg fez o agradecimento e reforçou a distinção crucial:

“É importante que as pessoas entendam que, ao contribuírem com a Campanha Legal, não estão pagando nada a mais. É destinação, não é doação.”

A secretária Sheila Delava garantiu a seriedade da gestão:

“Nossa secretaria realiza o acompanhamento de todo o processo, desde o Lançamento da Campanha até a entrega da prestação de contas feita pelas entidades, garantindo que cada etapa seja conduzida com transparência e comprometimento.”

Entidades Beneficiadas

Um total de R$ 2.076.999,27 do Fundo Municipal foi destinado a seis instituições que atendem 1.106 crianças e adolescentes, incluindo Casa de Maria, Ação Social São Vicente de Paulo, Aldeia Infantil Betesda, Hoesp, Apae e Centro Beneficente Ledi Maas Lions.

A vice-presidente do CMDCA, Roseli Borges Procksch, concluiu:

“Quando falamos de Campanha Legal, falamos de algo que vai muito além de números e recursos. Falamos de oportunidades reais que transformam vidas, fortalecem sonhos e impactam profundamente crianças e adolescentes da nossa comunidade.”

Os realizadores do Lançamento da Campanha Legal 2025 são: CMDCA, Sincoeste, CRC/PR e Sescap/PR, com o apoio da Prefeitura de Toledo, Câmara Municipal, Acit, cooperativas Sicoob, Sicredi, Cresol e Uniprime, além da imprensa e empresas parceiras.

Via: Secom Toledo

FONTE: https://radiotoledo.com.br/lancamento-da-campanha-legal-2025-une-toledo-por-criancas-e-adolescentes/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes