Toledo adota ações urgentes contra síndromes respiratórias

  • 11/06/2025
Foto: Dielson Pickler

Prefeito e Secretária de Saúde anunciam horários estendidos em unidades e criação de Unidade Sentinela para enfrentar aumento de casos.

Toledo está intensificando as ações de combate ao aumento das síndromes respiratórias agudas graves (SRAG). Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (11), o prefeito Mario Costenaro e a secretária de Saúde, Adriane Monteiro, detalharam as medidas adotadas após o alerta da Resolução nº 1.014/2025 da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), publicada na última sexta-feira (6). O prefeito fez um apelo à população para que redobre os cuidados.

Alerta e Novas Estratégias de Atendimento

Estamos passando por uma situação sensível e crítica, principalmente em relação à nossa ocupação de leitos hospitalares.“, informou o prefeito Costenaro. Ele destacou o reforço na prevenção e no atendimento a pessoas com sintomas respiratórios. “Estamos intensificando nossa campanha de prevenção e proporcionando o aumento no atendimento para as pessoas com sintomas respiratórios e gripais. Estendemos o horário de atendimento nas unidades de saúde do Cosmos e do Europa das 7h às 22h até sexta-feira (13) e a partir da próxima semana nós teremos a unidade do Paulista funcionando como Unidade Sentinela das 7h às 22h. Também tornamos o Pronto Atendimento Municipal (Pam) referência para o atendimento de síndromes respiratórias“, detalhou o prefeito.

Circulação Viral e Grupos de Risco

O médico especialista em Família e Comunidade, André Batista, que atende no Pam/Mini Hospital, explicou o cenário viral atual. “Nós temos uma circulação muito grande de diversos vírus respiratórios: Influenza A, Influenza B, o próprio Covid-19, mas o que realmente está circulando bastante é a Influenza. Ele é um vírus cíclico, ou seja, ele sofre algumas pequenas mutações todo o ano e, de tempo em tempo, tem casos de epidemia, aumentando o número de internações e de pessoas doentes. Esse ano os outros vírus estão circulando, mas numa proporção reduzida”, esclareceu o médico.

André Batista ressaltou que, embora qualquer pessoa possa contrair o vírus, alguns grupos são mais suscetíveis a complicações. Ele citou “pessoas com doenças pulmonares, cardíacas e outras doenças em geral. Além disso, pessoas idosas, gestantes, crianças e, principalmente, que não fizeram a sua imunização (vacina) fazem parte do grupo com principal risco de agravamento dos sintomas e evolução para outras doenças respiratórias agudas graves.”

Busca por Atendimento e Situação dos Leitos

A orientação é clara: pessoas com sintomas como tosse, nariz escorrendo, cansaço, dores no corpo ou falta de ar devem procurar um serviço médico imediatamente. A equipe médica enfatiza que “as primeiras 48 horas são essenciais para iniciar com o tratamento mais adequado.”

A secretária de Saúde, Adriane Monteiro, expressou a preocupação com a sobrecarga hospitalar. “Estamos em estado de alerta em todo o Paraná. Os hospitais estão com os leitos de UTI sem vagas em nossa região no momento, por isso toda essa preocupação. Com o agravamento de problemas respiratórios esses leitos também ficarão críticos e a gente começa a represar pacientes nos nossos pronto atendimentos (Upa e Pam). Já temos um aumento de 125% dos casos em relação ao ano passado, essa é uma situação crítica, por isso estamos tomando essas medidas“, esclareceu a secretária.

As unidades de saúde do Cosmos e Europa terão atendimento exclusivo para síndromes respiratórias até sexta-feira (13). No Europa, o horário é das 19h às 22h. No Cosmos, o atendimento ocorre entre 17h e 22h. Para casos mais graves, como febre alta e dores para respirar, o Pam/Mini Hospital é a referência. “Nesses casos, o pronto atendimento de referência será o Pam/Mini Hospital“, reforçou Adriane Monteiro.

Vacinação é Fundamental

A campanha de vacinação enfrenta um desafio em Toledo, com apenas pouco mais de 40% da população imunizada, muito abaixo da meta de 90%. “Precisamos que as pessoas procurem uma unidade de saúde para fazer a vacina. Neste final de semana estaremos atendendo no sábado (14) e no domingo (15) no Parque Ecológico Diva Paim Barth, estamos atendendo o pedido de empresas e indo até os colaboradores, o objetivo é vacinar o maior número de pessoas possíveis”, pontuou a secretária.

Informações da 20ª Regional de Saúde (20ª RS) indicam que aproximadamente 90% das pessoas internadas em leitos de UTI não estão com o esquema vacinal em dia, reforçando a importância da imunização como a melhor forma de prevenção.

Orientações para Prevenção

Ir ao médico nos primeiros sintomas e evitar a automedicação são as melhores opções. Em caso de sintomas gripais, a orientação inclui o uso de máscara pela pessoa sintomática, a lavagem frequente das mãos e, claro, a vacinação para prevenir a contaminação.

Via Secretaria de Comunicação Social de Toledo

FONTE: https://radiotoledo.com.br/toledo-adota-acoes-urgentes-contra-sindromes-respiratorias/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes