Anvisa esclarece: Preços de remédios no Brasil são regulados por lei e reajuste anual será divulgado em 31 de março

  • 28/03/2025
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Agência reforça que modelo legal estabelece teto de preços, protegendo consumidores de aumentos abusivos e garantindo acesso a medicamentos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que os preços dos medicamentos no Brasil são regulados por uma lei específica, que estabelece um modelo de teto de preços. A regulamentação não é, portanto, uma decisão direta do Governo Federal.

De acordo com o modelo legal, os preços são definidos pelos fornecedores de medicamentos (fabricantes, distribuidores e lojistas), que devem respeitar os limites máximos estabelecidos pela legislação.

A lei prevê um reajuste anual do teto de preços, com o objetivo de proteger os consumidores de aumentos abusivos, assegurar o acesso contínuo aos medicamentos e preservar o poder de compra da população. Simultaneamente, o cálculo definido na lei busca compensar possíveis perdas do setor farmacêutico decorrentes da inflação e dos impactos nos custos de produção, garantindo a sustentabilidade do fornecimento de medicamentos.

Anualmente, até o dia 31 de março, uma Resolução do Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) cumpre a determinação legal, autorizando o ajuste no teto de preços dos medicamentos.

É importante ressaltar que este reajuste no teto não implica um aumento automático nos preços praticados no mercado. Cabe a cada fornecedor definir o preço final de seus medicamentos, desde que respeitem os limites legais estabelecidos e considerem suas estratégias de mercado frente à concorrência.

Um exemplo disso é que, em 2024, medicamentos classificados como de maior concorrência (Nível 1) apresentaram um desconto médio geral de 59,91% pelos fabricantes. A Anvisa esclarece que a decisão de repassar ou não esse desconto aos consumidores finais é das farmácias e drogarias.

A lista completa do teto de preços de medicamentos está disponível para consulta AQUI.

A Anvisa orienta que denúncias de descumprimento do teto de preços podem ser realizadas através de formulário eletrônico disponibilizado pela agência.

Agência Gov

FONTE: https://radiotoledo.com.br/anvisa-esclarece-precos-de-remedios-no-brasil-sao-regulados-por-lei-e-reajuste-anual-sera-divulgado-em-31-de-marco/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes