Brasil e China iniciam cooperação estratégica que gera oportunidades para os dois países

  • 21/12/2024
Brasil e China iniciam cooperação estratégica que gera oportunidades para os dois países
Encontro virtual dá passos concretos nas novas parcerias

Em reunião virtual neste sábado (21), o ministro Rui Costa (Casa Civil) reafirmou eixos de interesse ao ministro da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, Zheng Shanjie

A recente visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, abriu uma agenda de oportunidades que o governo brasileiro quer colocar em execução a partir de 2025. Os desdobramentos dos atos assinados pelo presidente Lula e Xi Jinping estão em curso, a exemplo de uma ampla reunião de trabalho promovida de modo virtual entre o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e ministro da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, Zheng Shanjie, neste sábado (21), às 8h30, horário de Brasília.

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como “banco dos Brics”, Dilma Rousseff, participou da agenda. A expectativa do Brasil e da China é que a instituição financeira atue com investimentos que ampliarão as parcerias. O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, também compôs a mesa de negociação.

Duas forças-tarefas, estabelecidas como prioritárias no Plano de Cooperação assinado pelos dois ministros em novembro, foram destacadas: uma se debruçará sobre iniciativas para executar o denominado eixo cooperação financeira e a outra estará a cargo de assuntos prioritários como a infraestrutura, cadeias produtivas, transformação ecológica e transformação energética e tecnologias estratégicas.

Conforme explicou o ministro Costa, o objetivo é colocar esforços em iniciativas já estruturadas. O Novo PAC, o Plano Nova Indústria Brasil, o Plano de Transformação Ecológica, o Programa Rotas da Integração Sul-Americana serão referência para as propostas brasileiras. Pela grandiosidade dessas iniciativas, projetos prioritários deverão ser “identificados e detalhados” para estabelecer parcerias.

Como as estratégias nacionais do Brasil são transversais e perpassam diferentes ministérios, o ministro Rui Costa explicou que a determinação é, a partir de agora, envolver as pastas nessas forças-tarefas, sob a coordenação da Casa Civil. Até fevereiro, Rui Costa quer entregar ao governo da China a lista inicial de projetos prioritários para o Brasil.

A reunião deste sábado contou ainda com a participação do embaixador Zhu Qingqiao, de outras dez autoridades chinesas, entre vice-ministros e chefes de departamentos de ministérios da China, da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, e do secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello.

Agência Gov

FONTE: https://radiotoledo.com.br/brasil-e-china-iniciam-cooperacao-estrategica-que-gera-oportunidades-para-os-dois-paises/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes