Distribuição de renda é a chave para a paz, diz Tawakkul, Nobel de 2011

  • 16/11/2024
Distribuição de renda é a chave para a paz, diz Tawakkul, Nobel de 2011
Tawakkul fala ao público na cerimônia de encerramento do G-20 Social

“Temos que diminuir o vazio entre os países ricos e os países pobres. A igualdade é a chave para a paz”, diz Tawakkul Karman, Nobel da Paz. Ela chamou Lula de “herói daqueles que lutam pela justiça social”

A iemenita Tawakkul Karman, Nobel da Paz em 2011, defendeu que a desigualdade social e a má distribuição de renda são pilares do estado permanente de guerra em que se encontra o mundo. “Atritos locais fazem escalar os conflitos mundiais” disse ela, durante a cerimônia de encerramento do G20 Social, na manhã deste sábado, no Rio de Janeiro. “Temos que diminuir o vazio entre os países ricos e os países pobres. A igualdade da humanidade é a chave para a paz”, afirmou. Ela lembrou que as diferenças entre pobres e ricos vêm aumentando no mundo.

No mesmo palco onde se encontravam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, autoridades do Governo Federal e lideranças de movimentos sociais de todo o mundo, Tawakkul disse estar “otimista e feliz” com os resultados que o G20 Social pode produzir, e parte dessa confiança, segundo ela, se deve ao fato de que o encontro tem a liderança de Lula.

Ela disse que as mudanças climáticas e seus efeitos, a ineficácia das atuais instituições multilaterais, a opressão crescente no mundo, além das desigualdades socioeconômicas, são os obstáculos para um mundo melhor. “Existe a falta de uma governança global eficiente. Se quisermos proteger a paz global, nós precisamos tratar de todas essas quatro questões”, disse.

A ativista destacou a desigualdade econômica entre os povos como obstáculo maior à paz.  “Os líderes que vão se reunir aqui no Rio para o G20 têm a riqueza. Eles têm de assumir a responsabilidade de estreitar a brecha entre países ricos e países pobres. Eles têm de assumir a responsabilidade de distribuir a riqueza. Assim, poderemos inaugurar uma paz duradoura”, disse.

Sobre a reforma das instituições multilaterais, defendida pelo Brasil, ela afirmou que o poder de veto de cinco países no Conselho de Segurança da ONU é uma mostra da desigualdade. “Esses cinco representam a desigualdade”. Estados Unidos, China, França, Inglaterra e Alemanha são os detentores do direito de veto no Conselho de Segurança.

No encerramento de seu discurso, após conclamar os líderes do G20 a resolverem problemas, e não criá-los, Tawakkul Karman dirigiu-se a Lula: “Eu tenho muito orgulho do senhor. O senhor é o herói daqueles que lutam pela justiça social. O senhor – e olha, eu nunca disse isso para nenhum presidente do mundo – eu quero transmitir ao senhor o agradecimento daqueles que lutam pela justiça social. O senhor nos representa e então, por favor, seja forte”. Ela destacou a posição adotada por Lula na defesa do povo palestino e dos povos árabes contra “o genocídio promovido por Israel”.

Agência Gov

O post Distribuição de renda é a chave para a paz, diz Tawakkul, Nobel de 2011 apareceu primeiro em Rádio Toledo.

FONTE: https://radiotoledo.com.br/distribuicao-de-renda-e-a-chave-para-a-paz-diz-tawakkul-nobel-de-2011/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes