Em Cascavel, Amop e POD debatem futuro do Oeste do Paraná
- 15/08/2025

Autoridades destacam a importância da união entre setores público e privado para o avanço da região.
A sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel, recebeu um encontro considerado histórico nesta sexta-feira (15). O evento reuniu prefeitos da região e representantes do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) para discutir o futuro da gestão pública e privada no Oeste do Paraná. Estiveram presentes os 47 prefeitos associados à Amop, o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, o deputado federal Dilceu Sperafico e os deputados estaduais Gugu Bueno, Hussein Bakri e Márcio Pacheco.
O primeiro presidente do POD e atual prefeito de Toledo, Mario Costenaro, destacou a importância da parceria entre os setores público e privado para o desenvolvimento regional, organizado com visão estratégica. Ele ressaltou o papel das câmaras técnicas do programa como essenciais para transformar desafios em oportunidades.
“Temos muitos passivos que podem gerar oportunidades para elevar ainda mais o nível de desenvolvimento da nossa região. Quando as discussões deixam de ser individuais, conseguimos estabelecer prioridades com base em uma visão estratégica”, afirmou Costenaro. Ele citou as concessões do pedágio e a sanidade animal como exemplos de avanços obtidos pela atuação conjunta do POD.
Segundo o prefeito, a sinergia entre o POD e as administrações municipais potencializa a atração de investimentos, amplia a competitividade e contribui para a geração de empregos e renda. “Nós, prefeitos, muitas vezes não temos tempo para nos debruçar sobre questões estratégicas, e o POD, com suas câmaras técnicas, cumpre muito bem esse papel”, completou.
O presidente do POD, Alci Rotta Júnior, reforçou a importância de unir agentes públicos e privados para acelerar o desenvolvimento regional e citou o POD como um catalisador de demandas. O vice-presidente do POD, Clédio Roberto Marschall, chamou atenção para a necessidade de equilibrar as demandas de curto prazo com uma visão de futuro, destacando a educação como o único caminho para o progresso.
“Precisamos pensar onde queremos estar daqui a 30 anos. Buscamos referências em estados e países que definiram um foco e se tornaram relevantes no cenário global. Visitamos Israel e Singapura para entender como se tornaram líderes em conhecimento e tecnologias ligadas à proteína. A base para isso é a educação — não existe outro caminho”, destacou Marschall.
O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, reforçou a importância de investir em infraestrutura e educação para o desenvolvimento. “Só vamos aumentar a produtividade com educação. Sem um ambiente positivo, perdemos talentos, e isso custa caro. Para reter e atrair talentos, as cidades precisam oferecer qualidade de vida”, disse.
O encontro reforçou o alinhamento de objetivos entre as lideranças e o POD, destacando que a integração entre o setor público e privado é fundamental para que o Oeste do Paraná se consolide como uma região competitiva, inovadora e sustentável.
O prefeito Mario Costenaro estava acompanhado dos secretários Luiz Carlos Bombardelli (Agricultura e Proteína Animal), Márcio Pimentel (Comunicação) e Thiago D’Arisbo (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e do diretor da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza.




Via: Secretaria de Comunicação Social de Toledo
FONTE: https://radiotoledo.com.br/em-cascavel-amop-e-pod-debatem-futuro-do-oeste-do-parana/