Ministério Público do Paraná participa de caminhada pelo fim da violência contra a mulher

  • 22/07/2025
Foto: MPPR

Integrantes do Ministério Público do Paraná participaram, nesta terça-feira, 22 de julho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, da 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia, uma ação da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A mobilização, que conta com o apoio do MPPR, ocorreu simultaneamente em diversas regiões do estado, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a urgência do enfrentamento à violência contra as mulheres. O ato ocorreu em 181 cidades paranaenses.

Em Curitiba, membros e servidores da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), da Coordenadoria de Proteção e Promoção dos Direitos das Vítimas, do Núcleo de Apoio à Vítima de Estupro (Naves) e do Núcleo de Promoção à Igualdade de Gênero (Nupige) prestigiaram a caminhada, que começou na Praça Santos Andrade e seguiu até a Boca Maldita, no Centro da capital. A iniciativa é da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e reuniu cerca de 2 mil pessoas na capital.

Presenças – Estavam presentes a coordenadora do Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero do MPPR, Monica Louise de Azevedo, que representou o procurador-geral de Justiça no evento, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Terezinha de Jesus de Souza Signorini, a ouvidora-geral do MPPR, Lúcia Inez Giacomitti Andrich, a diretora-secretária da PGJ, Nayani Kelly Garcia, a coordenadora de Proteção e Promoção dos Direitos das Vítimas do MPPR, Tarcila Santos Teixeira, a coordenadora da Escola Superior, Fernanda da Silva Soares, a promotora de Justiça Laryssa Camargo Santos, o coordenador do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri, Marcelo Balzer, além de servidores do Naves e do Nupige.

“A violência contra a mulher precisa ser enfrentada pelo Ministério Público em todas as esferas e formatos, na família e na sociedade como condição essencial para um mundo melhor, onde todos e todas possam viver e se desenvolver em suas potencialidades”, afirmou Monica Louise de Azevedo.

Para a promotora de Justiça Tarcila Santos Teixeira, “o combate ao feminicídio, que infelizmente é uma violência que vem crescendo em todo o país, pede o recrutamento de toda a sociedade em ações que fortaleçam as vítimas para que se encorajem na busca de ajuda e evidenciem que não toleramos mais nenhuma forma de violência contra mulheres. Esse é mais um exemplo de questões que precisam ser tiradas da invisibilidade e enfrentadas com muita informação e educação para as próximas gerações”.

Atuação institucional

O Ministério Público do Paraná, por meio das Promotorias de Justiça de todo o estado, oferece quase diariamente denúncias criminais contra autores de crimes cometidos contra mulheres – só em 2025, foram ajuizadas até 30 de junho 17.004 ações penais relativas a violência doméstica (levantamento do ProMP em 9/7/25).

Ao longo do ano de 2024, foram registrados em todo o estado 40.159 inquéritos policiais envolvendo crimes de violência doméstica e 281 crimes de feminicídio, considerando os casos tentados e consumados.

Unidades especializadas

Ainda no âmbito do Ministério Público do Paraná, os índices relacionados a crimes de feminicídios são acompanhados pelo Núcleo de Promoção à Igualdade de Gênero (Nupige), vinculado ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção dos Direitos Humanos.

O Nupige tem atuação voltada à articulação das demandas relacionadas à pauta da igualdade de gênero a nível estadual, bem como estimula e fiscaliza a implantação e a efetivação das respectivas políticas públicas.

Além do Nupige, o MPPR também conta com a Coordenadoria de Proteção e Promoção dos Direitos das Vítimas, que tem o objetivo de qualificar a atuação ministerial e ampliar o atendimento às vítimas – incluindo mulheres que tenham sofrido tentativas de feminicídio ou violência doméstica –, assegurando seus direitos e fortalecendo sua participação no processo penal.

A coordenadoria visa garantir às vítimas acesso à informação, à comunicação, à participação, à segurança, à diligência devida, ao apoio, ao encaminhamento a tratamento profissional individualizado e não discriminatório, à proteção, bem como à reparação dos danos.

Selo

O MPPR também promoveu recentemente um ciclo de capacitações para seus integrantes voltado ao combate à violência de gênero e à defesa dos direitos das mulheres, atendendo à recomendação da Corregedoria Nacional do Ministério Público e como parte dos critérios para obtenção do Selo “Respeito e Inclusão no Combate ao Feminicídio”.

No contexto da certificação, o Ministério Público realizou em março, abril e maio cursos com ampla participação de membros e servidores e a divulgação de campanhas nacionais. Além disso, participou da criação do sistema para monitoramento de agressores com dispositivos eletrônicos em parceria com o Governo do Estado. Saiba mais.

Dia Estadual

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, 22 de julho, foi instituído pela Lei 19.873/2019 em memória à morte violenta da advogada Tatiane Spitzner, ocorrida em 2018, e a todos os outros casos de feminicídios registrados no estado. A data se tornou um marco de mobilização em todo o Paraná.

Via: Ministério Público do Paraná

FONTE: https://radiotoledo.com.br/ministerio-publico-do-parana-participa-de-caminhada-pelo-fim-da-violencia-contra-a-mulher/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes