O OESTE DO PARANÁ E A AGREGAÇÃO DE VALORES DA PRODUÇÃO ANIMAL

  • 10/11/2023
Deputado Federal Dilceu Sperafico

10 de novembro de 2023

Por Dilceu Sperafico*

Não foi por acaso que o Brasil se consolidou como principal produtor, transformador e exportadores de alimentos, desde grãos até proteínas animais e peixes, do mundo inteiro. Para isso uniu extensão territorial, clima favorável, terra fértil, topografia adequada, pesquisa e tecnologia, evolução, vocação e tradição da categoria produtora, natureza preservada, sustentabilidade da atividade, capacidade e consciência de produtores, pesquisadores e técnicos, representação política conhecedora de suas tarefas e responsabilidades e confiança de consumidores e importadores do mundo inteiro.

Não por acaso, portanto, o Brasil tem rebanho de bovinos e plantel de galinhas maiores do que sua população humana. Se somados aos rebanhos de suínos, ovinos e outros animais domésticos, os plantéis totalizam 1,9 bilhão de cabeças, além de quantidade incalculável de peixes e abelhas. Essas criações produzem muito mais do que população consome como alimentos, bebidas, tecidos e couros. Os plantéis animais são muito numerosos, ainda mais se comparados com a população humana do País, que soma 203 milhões de habitantes, residentes especialmente nas capitais e regiões metropolitanas dos Estados.

Conforme recente Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase todo rebanho animal brasileiro é formado por bois, vacas, galinhas e frangos, totalizando 1,8 bilhão de cabeças. Esse número é cerca de nove vezes maior do que o de habitantes humanos do País e maior do que a população de qualquer outra nação do mundo, mesmo sem considerar também os rebanhos brasileiros de suínos, codornas, cabras e ovelhas, que são mais numerosos do que a população dos municípios brasileiros.

Como já destacamos, a produção de origem animal é muito maior do que o volume de alimentos e bebidas consumidos pela população ou de matérias-primas para a fabricação de roupas e calçados, além de outros subprodutos. Do gado bovino, por exemplo, além da carne e do couro, se consome grande variedade de outros produtos, como biodiesel, fertilizantes, produtos de higiene e até gelatinas.

O Brasil também oferece outros produtos curiosos, como pés de galinha, consumidos que nem pirulito na China, um dos nossos maiores importadores; carnes de cavalos, capivaras e búfalos, todos produtos gerados e comercializados com autorização legal. Existem ainda outros animais criados nas propriedades rurais, além de peixes e abelhas, como são os casos de rãs e jacarés, todos agregando valores à produção primária.

Exemplo da extensão, tradição e evolução da pecuária brasileira está no Oeste do Paraná, que concentra potencialidades, qualidade, diversidade, expressão e transformação da criação de animais no Brasil. A região detém o 1º lugar nacional em rebanho de suínos, plantel de frangos e produção de tilápias. Toledo está no topo do ranking brasileiro em rebanho, abate e exportação de suínos e Nova Aurora lidera a produção de tilápias.

Na criação de suínos, a produção da região cresceu 3,2% em 2021, chegando a 42,5 milhões de cabeças, recorde da série histórica. O município com o maior rebanho foi, mais uma vez, Toledo, com 869,2 mil cabeças. A piscicultura da região chegou a 559 mil toneladas e 4,7 bilhões de reais no valor de produção. A tilápia continua liderando o setor, representando 39,7% ou 2,7 bilhões de reais do valor da produção primária.

*O autor é Deputado Federal pelo Progressistas do Paraná. Está em seu sétimo mandato. Foi ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. É produtor rural, filósofo e advogado. Autor de 11 livros.

E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

Redes Sociais: www.instagram.com/dilceusperafico – www.facebook.com/depsperafico

Assessoria de Comunicação: jrpedrinicomunicacao@gmail.com

O post O OESTE DO PARANÁ E A AGREGAÇÃO DE VALORES DA PRODUÇÃO ANIMAL apareceu primeiro em Rádio Toledo.

FONTE: https://radiotoledo.com.br/o-oeste-do-parana-e-a-agregacao-de-valores-da-producao-animal/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes