Toledo: lixo orgânico em contêineres amarelos vira problema

  • 04/08/2025
Foto: Fabio Ulsenheimer

Prefeitura e catadores alertam sobre contaminação de recicláveis por lixo orgânico.

A Prefeitura de Toledo está alertando a população sobre o descarte incorreto de lixo orgânico nos contêineres amarelos, que são destinados exclusivamente para materiais recicláveis. A mistura de lixo tem comprometido o trabalho da reciclagem e causado prejuízos ambientais.

A diretora de Licenciamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Liliane Dória, esclareceu que não há falta de contêineres na cidade. “Foi feita uma conferência e os amarelinhos continuam disponíveis, principalmente nas avenidas. Nos bairros, quando há retirada, é a pedido dos próprios moradores, devido ao uso inadequado e recorrente para lixo comum”, explicou.

A diretora ressaltou que a contaminação do material reciclável é grave. São frequentemente encontrados itens como papel higiênico, cabelos, restos de peixe, fraldas usadas, absorventes e até animais mortos. “Esse tipo de descarte contamina todo o conteúdo reciclável, inutiliza o material e obriga o envio direto para o aterro sanitário”, alertou Liliane Dória.

A coordenadora da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo (Acatol), Graziela Gobbato, reforçou a preocupação. “A coleta dos amarelinhos ocorre todos os dias no Centro e nas ruas próximas. Há também coleta seletiva porta a porta. A população precisa ter a mesma responsabilidade ao separar o lixo em casa e ao usar os contêineres. O que temos recebido está em estado deplorável, podre, sem condição de separação”, lamentou.

Graziela Gobbato destacou que a situação piora nos fins de semana e pode inviabilizar a reciclagem. “As trabalhadoras da Acatol já cogitam recusar o recebimento dos amarelinhos, porque está se tornando inviável separar o que chega. A coleta porta a porta está funcionando bem, com separação correta. O problema é o uso irresponsável dos contêineres”, completou.

A coordenadora lembrou que o contêiner amarelo é exclusivo para materiais recicláveis como papel limpo, plástico, vidro e metal. Resíduos orgânicos e rejeitos devem ser descartados no lixo comum, reforçando que a colaboração da população é essencial para a sustentabilidade ambiental de Toledo.

Via: Secretaria de Comunicação Social de Toledo

FONTE: https://radiotoledo.com.br/toledo-lixo-organico-em-conteineres-amarelos-vira-problema/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes