Toledo participa de reunião técnica sobre Casa da Mulher Paranaense
- 04/09/2025

Município está entre os 30 primeiros a receber o projeto da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi)
Toledo participou, em Curitiba, da primeira reunião técnica que detalhou o processo de implantação da Casa da Mulher Paranaense. O município de Toledo é um dos 30 primeiros contemplados com o projeto, que receberá mais de R$ 60 milhões em investimentos do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).
O encontro reuniu gestores municipais e representantes do governo estadual para alinhar procedimentos de habilitação e metodologia de implantação. A secretária de Estado da Semipi, Leandre Dal Ponte, destacou o caráter histórico da iniciativa.
“Faz apenas dois anos que iniciamos esse trabalho, mas parece que percorremos uma jornada de décadas. Essa conquista só foi possível porque homens e mulheres acreditaram nesse propósito e se dedicaram para as políticas públicas chegarem de fato a quem mais precisa”, avaliou a secretária. Leandre Dal Ponte acrescentou que o governador Ratinho Júnior teve a sensibilidade de criar uma pasta voltada para promover igualdade e garantir que ninguém fique para trás. “Essa política não é de governo, mas uma política de Estado, construída a muitas mãos, para transformar a vida das mulheres paranaenses e inspirar o Brasil”, completou.
Avanço significativo para as mulheres de Toledo, segundo a secretária da Mulher do município, Eliane Bombardelli. “Temos o privilégio de ter esta casa em nossa cidade. Será um espaço dedicado especialmente às mulheres toledanas com disposição para participar de cursos, aprendendo e se capacitando para promover o bem-estar, a saúde e, principalmente, o empreendedorismo feminino”, destacou a secretária, que esteve em Curitiba ao lado do prefeito Mario Costenaro.
O chefe do Executivo Municipal, Mario Costenaro, reforçou a importância do projeto: “Será um espaço para oferecer muitas oportunidades para as mulheres crescerem, terem autonomia e independência financeira”.
Também presente na reunião, a arquiteta Stella Fachin, da Secretaria de Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade, acompanhou todos os trâmites burocráticos para a implantação e execução do imóvel. Segundo Eliane Bombardelli, a Prefeitura de Toledo executará um projeto pré-definido em terreno doado pela administração municipal, que fica no Jardim Gisela.
A Prefeitura de Toledo tem até 15 de setembro para protocolar os documentos finais da segunda etapa do projeto. “Aí agora faltam alguns documentos que são complementares para finalizar e aí abrir a licitação da obra e começar a execução da obra, que pretendemos que seja inaugurada num curto espaço de tempo”, finalizou Eliane Bombardelli.
Também participaram do encontro a secretária de Assistência Social, Simone Beatriz Ferrari, e o secretário de Comunicação, Márcio Pimentel.



Via: Secom Toledo
FONTE: https://radiotoledo.com.br/toledo-participa-de-reuniao-tecnica-sobre-casa-da-mulher-paranaense/